Resquícios do Oscar:
Diversos filmes do Oscar tiveram seu lançamento no Brasil no início do ano, mas iremos levar em conta que tais produções já haviam estreado em outros lugares do mundo, e são, portanto, lançamentos de 2012. O Voo traz o astro Denzel Washington no papel de um piloto aéreo alcoólatra e viciado em drogas, num de seus melhores desempenhos na tela. Não é para menos que esse eficiente e por vezes incorreto filme tenha lhe rendido mais uma indicação. Anna Karenina marca a reunião da talentosa atriz Keira Knightley com o diretor Joe Wright, numa adaptação criativa e inusitada para o clássico literário. As Sessões é uma forte e emocionante pequena obra, baseada em fatos reais, que conta com performances honestas e edificantes dos protagonistas Helen Hunt, e principalmente John Hawkes.
Django Livre, do diretor Quentin Tarantino, dispensa apresentações. Essa é a abordagem ao gênero do faroeste feita por um mestre, que continua a utilizar os elementos pelos quais nos apaixonamos em seus filmes. O Mestre, do cineasta Paul Thomas Anderson, fala sobre o nascimento da Cientologia, e traz algumas das melhores atuações do ano, ou quem sabe de décadas, providas por Joaquin Phoenix e Philip Seymour Hoffman. Ferrugem e Osso, protagonizado pela ótima francesa Marion Cotillard, não recebeu nenhuma indicação ao Oscar, mas bem que poderia. O filme traz uma história bonita e emotiva, e desempenhos sinceros dos protagonistas. Killer Joe – Matador de Aluguel recai no mesmo quesito do filme anterior, e é tão bom que poderia ter sido lembrado para premiações. Matthew McConaughey entrega um trabalho irretocável na pele de um assassino metódico. Essa, porém, é uma obra pesada e perturbadora, não indicada para todo mundo.
E para os melhores do Oscar, desse ano ou do ano passado, dependendo do ponto de vista: A Hora Mais Escura nos leva aos bastidores da CIA, durante a caçada que durou dez anos, por Osama Bin Laden. Essa é uma produção impecável tanto no quesito técnico quanto em seu estudo de personagem. Jessica Chastain está arrebatadora. Amor, do austríaco Michael Haneke, é um forte soco no estômago. Exibe em nossa frente uma realidade que não queremos enfrentar. Uma das histórias de amor mais corajosas da sétima arte. Indomável Sonhadora não é apenas uma produção bonitinha pelo carisma da protagonista Quvenzhané Wallis, e sim uma grande obra que mistura a fantasia e inocência de uma pequena menina, com uma realidade crua e inusitada.
Melhores Lançamentos em Vídeo:
A Família Flynn é um filme pouco conhecido, mas conta com a assinatura de Paul Weitz (Um Grande Garoto) em seu melhor trabalho, e é protagonizado por Paul Dano, Robert De Niro e Julianne Moore. Uma estarrecedora história sobre o relacionamento de pai e filho, com uma das melhores performances de De Niro de toda a sua carreira. No quesito entretenimento temos outra produção pouco vista e pouco conhecida, Sem Segurança Nenhuma foi o grande sucesso de crítica do verão americano do ano passado. Uma comédia independente, que conta a história de um grupo de jornalistas que parte para investigar um sujeito que diz ser possível viajar no tempo. Igualmente tocante e insano, esse filme é muito original. Fechando as melhores estreias em vídeo, O Segredo da Cabana é um dos mais inventivos e criativos filmes de terror já produzidos. A obra chegou a ser exibida durante o Festival do Rio, mas acabou aportando nas locadoras. Depois desse filme você nunca mais irá olhar para obras de terror da mesma forma.
Melhores Blockbusters:
Invasão à Casa Branca – Uma divertida homenagem ao clássico Duro de Matar, com Gerard Butler no papel de um ex-agente do serviço secreto precisando acabar com os planos de terroristas que invadiram a Casa Branca e fizeram o presidente como refém. Um elenco de nomes de prestígio, que inclui o veterano Morgan Freeman. Velozes e Furiosos 6 – Exagerado, caricato e barulhento. É também uma das superproduções mais divertidas do ano. Esqueçam as leias da física em casa, e simplesmente aproveitem. Corridas de carro, muita pancadaria elaborada (que inclui a musa do MMA, Gina Carano), tanques de guerra e até mesmo um avião jumbo. Em matéria de ação, não fica muito melhor do que isso. E aqui até conseguem (dentro de seu universo) criar alguns arcos dramáticos de personagens.
Star Trek – Além da Escuridão – Uma ficção científica bem elaborada, com diversas reviravoltas surpreendentes, que irão agradar os fãs da série clássica, tanto quanto os novos adeptos, atrás de cinema de puro entretenimento. O Grande Gatsby – Leonardo DiCaprio encabeça a lista de talentosos atores, novamente comandado pelo visualmente atraente Baz Luhrmann, para uma reimaginada no clássico literário de Scott Fitzgerald. Pense na melhor festa de sua vida e você estará em O Grande Gatsby, uma produção em 3D e recheada de efeitos especiais, que tem como missão trazer a garotada mais para perto de um clássico da literatura.
Guerra Mundial Z – Essa obra estrelada por Brad Pitt tinha tudo para ser um dos fracassos do ano. Apesar de todos os seus problemas, a produção conseguiu dar a volta por cima, se tornando o melhor blockbuster do ano, até então. Tenso, urgente, realístico e assustador, esse é um filme de zumbis diferente de tudo o que você já viu. Mesmo sem ter muito a ver com o livro no qual é baseado, o filme é igualmente empolgante, e se divide em três etapas igualmente aceleradas, que fazem grande homenagem a tudo o que já foi apresentado sobre o subgênero no cinema.
Melhor Animação:
Os Croods é uma criativa animação da Dreamworks, que fala sobre uma família da era das cavernas. Além de caprichar nas cenas aceleradas e no humor, Os Croods é acima de tudo um belo atestado sobre como criar os filhos, e o momento de lhes deixar seguir.
Melhores Filmes de Suspense e Terror:
A Morte do Demônio é uma refilmagem de um clássico da década de 1980, extremamente cultuado, que além de fazer grande homenagem (inclusive reprisando diversos elementos), ainda utiliza bem sua censura alta. Esse é um dos filmes de terror mais gráficos de todos os tempos. Em Transe é o novo filme do talentoso Danny Boyle (Trainspotting). Um verdadeiro quebra cabeças, que fala sobre amnésia, hipnose, identidades trocadas, e nos desafia a montá-lo ao longo de sua projeção. Terapia de Risco foi anunciado como o último trabalho do talentoso diretor Steven Soderbergh (Magic Mike). A obra é tanto uma crítica à indústria farmacêutica, quanto um suspense nos moldes do que fazia o mestre Alfred Hitchcock. Segredos de Sangue é o primeiro filme americano do diretor Park Chan-wook, do cultuado Oldboy. Uma fábula assustadora e surreal, que traz Nicole Kidman e Mia Wasikowska, como mãe e filha numa família incomum.
Os Melhores Filmes do Ano (Até Agora):
Amor Profundo – Rachel Weisz entrega o melhor desempenho de sua carreira como uma mulher decida, que abre mão do cômodo casamento com homem rico e mais velho, para se aventurar numa paixão avassaladora com um inconsistente ex-piloto. Tom Hiddleston (Os Vingadores) também brilha, nessa obra de extrema dramaticidade. O Quarteto – Mudando um pouco os ares, essa é uma comédia leve e divertida, recomendada para toda a família. Passada num asilo onde veteranos artistas vão para passar o resto de suas vidas. O filme traz os conflitos e paixões de uma vida inteira, e é uma grande homenagem do diretor estreante, Dustin Hoffman, para a música. Pieta – Filme do sul coreano Kim Ki-duk, conta a história de um sujeito que ganha a vida como um cruel agiota. Até que um dia aparece em sua porta uma mulher clamando ser sua mãe. A vida desses dois irá se entrelaçar até a conclusão, que conta com estonteantes revelações e desfechos. O Lugar Onde Tudo Termina – Ryan Gosling se reúne ao diretor de Namorados Para Sempre, para entregarem um novo e eficiente trabalho. Aqui temos três histórias sobre a saga de duas famílias. Gosling é um assaltante, e Bradley Cooper um policial novato.
A Parte dos Anjos – O novo trabalho do cultuado cineasta inglês Ken Loach (À Procura de Eric) é igualmente um drama sério, e uma divertida comédia. A história fala sobre um grupo de jovens desajustados, que durante sua pena no serviço comunitário aprendem sobre degustação de Uísque. Depois de Lúcia – Um dos filmes mais angustiantes, revoltantes e inquietantes de todos os tempos. Essa obra mexicana eleva o termo bullying a um novo patamar, ao contar a história de Alejandra, uma jovem que se muda com o pai para uma nova cidade. Depois de cometer um deslize, a menina tem sua vida transformada num inferno pelos alunos de sua escola. Um soco no estômago, difícil de assistir, que conta com a impressionante atuação e entrega da jovem Tessa Ia, que vive a protagonista. A Caça – Outro filme angustiante, o diretor dinamarquês Thomas Vinterberg conta a história de um cidadão modelo, que tem sua vida virada do avesso depois de um comentário inocente de uma criança. A obra discute pedofilia, perjúrio e infâmia de maneira séria e importante.
Antes da Meia Noite – A Conclusão (por enquanto) da saga romântica do casal Jesse e Celine, que já dura quase duas décadas. Iniciado em Antes do Amanhecer e continuado em Antes do Pôr do Sol, a obra apresenta os protagonistas casados e com duas filhas pequenas, de férias na Grécia. Importante para o cinema americano, as obras do diretor Richard Linklater em parceria com Ethan Hawke e Julie Delpy, possuem uma estrutura simples, e totalmente baseada em diálogos. Funcionam como peças de teatro, onde o mais importante é o que sai de suas bocas. E o melhor filme do ano, por enquanto é…
O documentário nacional Elena, da diretora Petra Costa é uma declaração de amor para sua irmã, Elena. Falecida na década de 1990, a jovem do título se mudou para Nova York para perseguir a carreira de atriz. Extremamente deprimida, a protagonista acaba por tirar a própria vida. Uma poesia em forma de filme, Elena é belíssimo, e cria identificação imediata com, não apenas quem perdeu um ente querido e próximo, mas todos que perseguem conquistar seus sonhos, mesmos que muitas vezes ele pareça nos derrotar. A vida imita a arte e a diretora Petra Costa, segue os passos e conquista os sonhos de sua irmã, tornados seus agora. Uma bela homenagem ao mundo e a alma de artista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário